Mosquito da dengueEm nossa região o período de chuvas começou em Setembro. Com a chegada da primavera, os cuidados com o combate ao mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da Dengue, devem ser redobrados nessa época do ano. O Estado de Minas Gerais lançou a campanha “10 Minutos Contra a Dengue”, para mobilizar a população no controle e enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti.

Nesse mês de Dezembro foram divulgados pelo governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, os dados[1] sobre o número de infectados por Dengue em nosso estado. Minas registrou um salto nos casos de dengue, os números demonstram que até o último dia 14 foram constatados 147.160 casos confirmados de dengue. Já em todo o ano de 2014 foram 49.360.

Hoje o Aedes Aegypti, além de transmitir a dengue, está sendo o vetor de transmissão de outra doença: o Zika vírus. Essa doença tem sintomas muito parecidos com a dengue, entretanto ela tem um agravante: se for contraída por uma gestante, o feto corre grandes riscos de nascer com microcefalia.

No período de um mês, entre 11 de novembro e 10 de dezembro, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) registrou[2] 29 casos de microcefalia. Desses, apenas um foi descartado, faltando analisar 28 que foram notificados em 21 municípios diferentes, para saber se estão ou não associados ao Zika vírus.

O SAAESEMG se faz presente nessa luta. Você, associado, tem o dever de ajudar, não deixe água parada em pneus e garrafas. Tampe as caixas d’água e elimine qualquer local que o mosquito Aedes Aegypti possa se reproduzir. Faça uma varredura em seu quintal, contribua com essa luta.

Referências:


  1. Informe Epidemiológico da Dengue. Visitado em 16 de Dezembro de 2015.
  2. Minas apura ligação de 28 casos de microcefalia com zika vírus. Visitado em 16 de Dezembro de 2015.
É hora de prevenir