doe-sangue-pagina

 

No dia 14 de junho em todo mundo se festeja o dia do doador de sangue. No Brasil a doação de sangue não é algo corriqueiro e normal. É o que afirma Júnia Guimarães Mourão, Presidente da Fundação Hemominas. De acordo com Júnia Guimarães o fato do Brasil não ter se envolvido em nenhum conflito armado ou passado por grandes catástrofes naturais, a falta de compreensão da sociedade para com da doação de sangue.

O último estudo divulgado pela Ministério da Saúde em 2014, apontava que somente 1,8% da população brasileira era doadora de sangue. Esse número é inferior ao que as Organizações das Nações Unidas (ONU) consideram como ideal. Para a ONU nações com mais de 200 milhões de habitantes tem de ter no mínimo de 3% a 5% da população como doadora, para garantir o atendimento de pacientes necessitados de doação de sangue.

Segundo o Ministério da Saúde, a cada dez doadores de sangue no Brasil, seis são voluntários. Essa proporção de doadores espontâneos é inferior à de países menores como Cuba, Nicarágua e Colômbia que chegam a ter 100% de seus doadores de sangue sendo voluntariosos. De acordo com o Ministério da Saúde os doadores espontâneos ou voluntários são de maior importância, pois, conseguem ter maior controle sobre a procedência e qualidade do sangue.

Você que tem entre 16 e 69 anos procure as unidades do Hemominas em nossa região. A participação de todos pode fazer a diferença. Não dura mais que 15 minutos. Seja um doador ajude a salvar vidas.

Unidades Hemominas em nossa região:

São João del Rei

Rua Prefeito Nascimento Teixeira, 175 – Bairro: Segredo

Atendimento de segunda a sexta-feira: 7h às 18h

Lavras

Avenida Ernesto Matioli, 8851 – Bairro: Santa Efigênia

Atendimento todas as Quintas feiras de 8:00 às 12:00

 

Leopoldina

Rua Santa Filomena, 250 – Bairro: Centro

Atendimento todas as Quintas feiras de 8:00 às 15:00

Muriaé

Rua Silvério Campos, s/nº – Bairro: Safira

Atendimento quinzenalmente: Quarta-feira: 07:30 às 15:30

 

Fontes: BBC Brasil, Ministério da Saúde, Fundação Hemominas.

Foto: Rafael Silveira

Seja um doador