Consciência NegraNo Brasil essa data foi criada para ressaltar todas as influências que os negros deixaram e ainda deixam em nosso país. Todos nós brasileiros temos traços da cultura Afro – Brasileira, sejam eles físicos ou culturais. Utilizamos em nosso cotidiano heranças deixadas pelos negros, sejam elas na maneira de vestir, na comida, na dança ou na religião.

Em 2003, no dia 9 de Janeiro, o dia Nacional da Consciência Negra foi incluído no calendário escolar brasileiro. Com essa lei tornou-se obrigatório o ensino sobre a história e cultura Afro-Brasileira. Os estudantes brasileiros passaram a estudar todo o contexto que o negro passou no Brasil, as suas lutas e dificuldades para se inserir na sociedade brasileira. Mas foi em 2011 que a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que criou o feriado. O feriado em si, varia de cidade para cidade sobre o tema.

O SAAESEMG se faz presente na causa por uma maior igualdade dentro de nossa sociedade. Hoje nosso país vive tempos de intolerância, contudo somos solidários à defesa dos direitos que foram conquistados com muita luta pela comunidade Afro-brasileira.

Zumbi

A escolha desta data foi em homenagem a Zumbi dos palmares, o último líder do Quilombo dos Palmares, que acabou morrendo em 20 de Novembro de 1695. O Quilombo ficava na Serra da Barriga no estado de Alagoas. Muitos Historiadores colocam o Quilombo dos Palmares como primeiro símbolo de luta contra a escravidão no Brasil. Em seus tempos áureos, o quilombo chegou a abrigar 20 mil escravos fugidos dos maus tratos dos grandes senhores de engenho da região.

20 de Novembro – Dia da Consciência Negra