editorial-portfolio

Passadas as primeiras emoções sentidas em razão da fundação do Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do Sudeste de Minas Gerais, chegou o momento de enfrentar a luta do dia a dia, já esperada.

Uma vez fundado o SAAESEMG e cumpridas todas as deliberações da AGE realizada no dia 15/02/2014, tais como aprovação do estatuto, o qual foi registrado posteriormente, o sindicato filiou-se às entidades de grau superior, ou seja, FESAAEMG, CONTEE e CTB, iniciativas necessárias para agregar forças para o enfrentamento face às forças ocultas do capital.

A criação do Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar veio corroborar para uma assistência, jurídica e administrativa, mais próxima da categoria, criando a possibilidade de reunir forças e munições para o enfrentamento junto aos patrões que insistentemente tentam usurpar os direitos dos trabalhadores.

Não obstante ao processo de fundação e consolidação do SAAESEMG, a posteriori, algumas dificuldades surgiram no sentido de tentar dificultar a caminhada da entidade, porém as bases sobre as quais o novo sindicato fora criado são bastante sólidas, por isso não serão abaladas facilmente.

O SAAESEMG representa, aproximadamente 4 mil Auxiliares de Administração Escolar na região sudeste de Minas Gerais. Esta é a alavanca necessária para a luta, cabe a cada Auxiliar tomar consciência do seu papel nesse cenário e saber que o sindicato é um patrimônio de todos, importantíssimo e poderoso no enfrentamento frente as mazelas do capital.

Assim, faz-se necessário imprimir uma chamada, não só aos Auxiliares de Administração Escolar, mas a estes principalmente, bem como a todos os trabalhadores brasileiros. Urge entendermos, vez por todas, que só conseguiremos avançar para a Linha de frente da batalha na medida em que nos conscientizarmos de que se quisermos melhores salários, melhores condições de trabalho, ver nossa dignidade, enquanto trabalhadores, enquanto, mães e pais de famílias serem repeitados, é preciso muita união, muito envolvimento com seus respectivos sindicatos.

Este é o papel da Cidadã, do cidadão, patriotas, inteiramente consciente do seu papel de agente de transformação social, pois pertencemos a um país democrático, independente, soberano. Estamosinseridos numa república federativa e por ela devemos lutar. Temos uma Constituição que diz: “Todos são iguais perante a lei…,Art. 5º”, por que então tantas injustiças e gritantes diferenças sociais? Mudar esse cenário é tarefa de cada cidadã e de cada cidadão. Todos juntos, por um país mais igual, por um sindicalismos mais unido, na construção de um aparelho de lutas para a defesa dos nossos direitos e conquistas de novas bandeiras.

Notaroberto de Almeida Machado

Presidente – SAAESEMG

Editorial