Campanha da Contee contra a Dengue

contee-educadorescontraoaedes

A dengue tem sido alvo de grande preocupação nos últimos anos e, nos dias atuais, o aumento da epidemia tem sido agravado com o avanço do Zika vírus e da Chikungunya.

A dengue é uma doença viral transmitida pelo Aedes aegypti. No Brasil, foi identificada pela primeira vez em 1986. Estima-se que 50 milhões de infecções por dengue ocorram anualmente no mundo. A Febre Chikungunya é uma doença transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. No Brasil, a circulação do vírus foi identificada pela primeira vez em 2014. O Zica é um vírus que também é transmitido pelo Aedes aegypti e foi identificado pela primeira vez no Brasil em 2015.[1]

No caso do Zica a situação é ainda mais preocupante devido à sua relação com a Microcefalia – malformação congênita em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. No último boletim divulgado no dia 23 de Fevereiro de 2016 pelo Ministério da saúde, foram registrados 4.107 casos suspeitos de microcefalia investigados.[2]

Cabe a cada um a responsabilidade de eliminar os focos para combater o mosquito. Neste sentido, os educadores se tornam peças fundamentais na conscientização de seus alunos para prevenir e eliminar os focos de proliferação do mosquito.

Por isso, o SAAESEMG se junta à campanha lançada pela Contee Educadores Contra o Aedes” e incentiva cada associado e entidades filiadas a fazerem parte desta rede.

Confira abaixo alguns mitos, verdades e dicas do Ministério da Saúde:

Referências:

  1. Prevenção e combate à Dengue, Chikungunya e Zica
  2. Microcefalia – Casos suspeitos chegam a 4.107 em todo o país

Créditos:
Texto: Leandro de Carvalho
Imagem: Contee